terça-feira, 6 de janeiro de 2015

FAQ


Pergunta: O que significa o termo Shiatsu?

Resposta: Shiatsu é a transliteração fonética de dois caracteres japoneses, - SHI=Dedo e -ATSU=Pressão. Pode-se traduzir para português como “Pressão dos dedos” ou “Pressão digital”. Esta designação deve-se ao facto da pressão ser a característica manipulativa desta terapia. O termo foi utilizado pela primeira vez no Japão pelo Mt. Tamai Tempaku no seu livro “Shiatsu Ho” (Método da pressão com os dedos) editado em 1919.

Pergunta: O que é o Shiatsu?

Resposta: O Shiatsu é uma Terapia Manipulativa Japonesa que consiste na aplicação de pressão em determinados pontos e zonas do corpo com o objectivo de prevenir ou tratar quadros de patologia humana, aliado à capacidade de produzir no paciente uma enorme sensação de bem-estar e equilíbrio físico, psíquico, energético e espiritual.

Pergunta: Em que situações o Shiatsu é indicado?

Resposta: A aplicação da Terapia Shiatsu em quadros patológicos varia muito com a patologia em questão. Em determinadas situações a Terapia Shiatsu poderá ser suficiente para erradicar o problema e repor o equilíbrio homeostático do organismo. Noutras terá de ser utilizado como complemento a outras terapêuticas utilizadas, transformando-se assim numa Terapia Complementar. De uma forma geral podemos dizer que a Terapia Shiatsu se pode utilizar em todas as situações patológicas desde que realizada por um Terapeuta de Shiatsu qualificado e com capacidade de diagnosticar e diferenciar o quadro clínico do paciente que tem á sua frente. Fora do âmbito da patologia, o Shiatsu tem ainda as valências de poder ser utilizado com propósito estético, de relaxamento e de bem-estar.

Pergunta: Quais as diferenças entre o Shiatsu e outros tipos de massagem?

Resposta: As diferenças entre Shiatsu e outros tipos de massagens fazem-se a dois níveis. O primeiro nível prende-se com a capacidade que o Terapeuta de Shiatsu tem de realizar um diagnóstico e diferenciação à luz dos conceitos da Medicina Oriental. O que não se passa com a maioria das massagens ocidentais. Num segundo nível, comparando-o com outras formas de massagem orientais que possuem um sistema de diagnóstico e diferenciação próprios, tais como Massagem Ayurvédica, Massagem Tailandesa, etc, a diferença faz-se sentir ao nível da predominância da utilização da pressão, o que torna possível também a utilização do Shiatsu por cima da roupa e sem necessitar recorrer à utilização de óleos.

Pergunta: Quais as diferenças entre Massagem Shiatsu e Terapia Shiatsu?

Resposta: É vulgar definir o Shiastu como uma massagem, mas é uma definição incompleta e imperfeita. O Shiatsu não é uma massagem, mas sim, uma Terapia. O Shiatsu pela sua técnica manipulativa centrada na pressão tem a capacidade de agir de uma forma mais profunda e penetrante no organismo humano, chegando a produzir efeito em estruturas internas do corpo, assim como nos órgãos internos. Esta capacidade de agir internamente no corpo produzindo um equilíbrio físico, através da relação corpo-mente proporciona também no individuo um equilíbrio psíquico e emocional, tornando assim o seu efeito eminentemente terapêutico. Para além disso o Shiatsu encerra no seu corpo de conhecimentos, sistemas de diagnóstico que ajudam dessa forma a defini-lo como uma Terapia autónoma e independente.

Pergunta: Quanto tempo demora uma sessão completa de Shiatsu?

Resposta: O tempo de duração de uma sessão de Shaistu em todo o corpo varia de acordo com as características do paciente. Sendo que o tempo médio se estima entre 40 min. e 1h30m.

Pergunta: Poderá ser feita em menos tempo de uma forma mais localizada?

Resposta: A Terapia Shiatsu sendo possuidora de um a abordagem holística entende que para existir um melhor efeito terapêutico o paciente deve ser tratado de forma global em todo o corpo. Mas em situações em que isso não seja possível o Shiatsu poderá ser de grande ajuda, mesmo de forma localizada. Por exemplo, se o paciente se queixa de dores nas costas a aplicação local da Terapia Shiastu poderá mesmo assim produzir melhoria na sua situação.

Pergunta: Qual a periodicidade recomendada?

Resposta: Mais uma vez a periodicidade das sessões varia com a condição apresentada pelo paciente. Se o objectivo for de prevenção e bem-estar orgânico, assim como, para o tratamento de patologias crónicas a periodicidade ideal recomendada é de uma sessão por semana. Se estivermos perante um caso de patologia aguda a periodicidade aumenta para duas ou três vezes semanais.

Pergunta: Deve ser feito no chão ou em marquesas?

Resposta: O Shiatsu na sua forma mais tradicional é realizado sobre um fino colchão (futon) no chão, e proporciona ao Terapeuta uma maior eficácia na realização do seu trabalho, visto que se torna mais fácil a utilização do Hara (abdómen- centro de massa) na aplicação da técnica. Mas em situações em que seja impossível realizá-lo dessa forma poderá ser feito numa marquesa com algumas adaptações.

Pergunta: Deve-se receber o Shiatsu directamente sobre a pele ou com roupa?

Resposta: O Shiatsu tem a virtude de poder ser aplicado num corpo vestido ou despido. Em situações em que seja solicitada a aplicação de Shiatsu e que o paciente se encontre num local em que não se pode despir, isso não é impedimento para o realizar visto que se pode aplicar sobre a roupa. Mas sempre que se atenda um paciente em ambiente de privacidade clínica deve-se aplicar o Shiatsu no corpo sem roupa porque permite ao Terapeuta uma melhor avaliação das condições do corpo do paciente e a realização de um melhor diagnóstico.

Pergunta: Como nos podemos certificar da idoneidade de um Terapeuta e da qualidade do seu trabalho?

Resposta: É difícil em Portugal podermos ter garantias das qualificações profissionais dos Terapeutas de Shiatsu, porque a Terapia Shiatsu não está regulamentada no nosso país. Acreditando que devem ser as Associações da Classe as primeiras a realizar algum trabalho nesse sentido, para que depois se exija a regulamentação às instituições competentes, a Associação de Shiatsu de Portugal criou o Registo Nacional de Terapeutas de Shiatsu onde se encontram todos os Terapeutas Profissionais qualificados reconhecidos por esta Associação. Para saber se algum Terapeuta que quer consultar consta do Registo Nacional contacte a Associação de Shiatsu de Portugal.